segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Como evitar que o esmalte mude de cor

Oi gente, tudo belezinha?
Quem aí nunca foi usar um esmalte e viu que ele tinha mudado de cor, levanta a mão?
Dá uma raiva, não dá? Então... Isso acontece comigo há anos, ou melhor, acontecia, porque agora eu descobri alguns truques pra deixar meus esmaltes favoritos sempre intactos!
E vou contar pra vocês, lógico... afinal, ninguém merece perder um esmalte porque ele mudou de cor né?

 Se eu falar que estes dois esmaltes da foto são o mesmo, vocês acreditam?

Pois é... são sim. É o Burguesinha. Ele é roxo. E vocês sabem da minha paixão por roxos né? Então. Consegui um Burguesinha logo que foi lançado. Usei uma vez e guardei no gaveteiro junto com os irmãos da marca. Tempos depois fui pegar um Ellen Gold e vi este rosa lindo no meio deles. Pensei: "Ué, que esmalte é esse que eu não lembro?" Quando olhei o rótulo e vi que era o meu xodózinho, fiquei doida de raiva... como pode ter mudado tanto assim de cor?
 Aí consegui um novo. E assim que chegou eu fiquei buscando uma alternativa pra que ele não mudasse a cor. Pensei que pudesse ser a luminosidade ou a temperatura. Então resolvi fazer um teste e guardei o vidrinho novo na geladeira. Isso mesmo, na geladeira. Lá na porta, no cantinho pertinho do lugar dos ovos, sabem? Coloquei alí e deixei. Usei, claro... e toda vez que eu me lembrava, ia lá olhar pra ver se ele ainda estava roxo. E está. Notem que ele já está vencido, assim como o primeiro, mas a qualidade do vidrinho que guardei na geladeira está perfeita. Parece que o vidrinho é novinho em folha...
Mas não é só o fator temperatura que altera a cor não...
Digo isso baseada em uma outra comparação que tenho pra exemplificar.
Estes dois esmaltes são o mesmo. Um foi guardado dentro de uma caixinha de papelão, e dentro da gaveta. O outro (o da direita) foi guardado só dentro da gaveta.
É notável a diferença entre eles, né? E ambos foram comprados no mesmo dia, no mesmo lugar e são do mesmo lote. Como explicar então que um esteja mais rosa que o outro?
É aí que eu penso que entra o fator da luz. Porque a gaveta eu abro todo dia né... Mas a caixinha onde o esmalte da esquerda ficou guardada, eu praticamente não abro. Então o da direita tem muito mais contato com a luz do que o da esquerda, concordam?
Mas aí não sei se contradiz o exemplo do Burguesinha. Porque toda vez que abrimos a porta da geladeira, a luz entra em contato com o esmalte do mesmo jeito... E o Burguesinha eu não guardei em nenhuma caixinha, só lá dentro da geladeira, junto com as comidinhas kkkkkk..
E o mais doído é que este o meu esmalte favorito. O Mrs. Robinson da Color Club. Eu comprei dois no tamanho mini, porque não achei do tamanho normal. E minha mãe usa demais este esmalte kkk... Não posso ficar sem ele. Já comprei acho que uns 5 ou 6 vidrinhos dele na vida... E eu achava mesmo que ele mudava de cor, mas não tinha um outro pra comparar... Agora está aí a prova. Ele muda mesmo de cor. Saco! =[

Enfim, estes dois truques que eu descobri, não sei se tem fundamento físico-químico, tá... só estou contando o que aconteceu com minhas experiências. Mas na dúvida, guardei o Mrs. Robinson que ainda não mudou de cor, dentro da caixinha, e dentro da geladeira kkkkkkk

Vocês tem alguma outra dica pra esta situação, meninas? Se tiverem contem pra nós nos comentários... É sempre bom partilhar as utilidades com as amigas, né? rsrsrs

Kisses *-*

26 comentários:

  1. Amiga, não sei se tem fundamento, mas acho que sim, vai saber! hahaha
    Lá na fábrica tem uma estufa que a gente coloca os esmaltes e deixa lá pra ver se vai mudar de cor, se vai estragar, e quando a gente tira o esmalte, ele tá quente. Então acho que tem mesmo fundamento, se deixar ele num lugar muito quente, pode alterar a cor do pigmento. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo, como eu não to viajando kkkk...
      Enfim... melhor guardar na geladeira pra garantir kkk
      Bora comprar um frigobar, meninas kkkkk

      Excluir
  2. adorei suas dicas Eva, se tem fundamento ou não também não sei, mas vale guardar o esmalte na geladeira pra ver haha

    beijo
    adoletas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente é revoltante o esmalte mudar de cor. Mas farei teste também hahaha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Lovely color and shades, I mostly like the pink ones!

    ResponderExcluir
  5. nossa, vou tentar fazer o teste, tenho alguns que mudaram de cor sim, alguns da hits e outras marcas tbm

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Ninguém merece ver os esmaltes mudarem de cor, já tive vários que mudou, e são todos nesse tom de roxo.
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tem fundamento físico-químico, sim.
    É que em contato com a luz e/ou calor a velocidade da reação aumenta. Quando a gente coloca o esmalte protegido da luz e do calor, como na geladeira ou em local escuro, diminui o contato e aí nossos preciosos não mudam de cor.
    Bjosss
    Vlânia

    ResponderExcluir
  8. Uau , que incrível, os meus eu já guardava eles escondidos da luz mas por achar que poderia estragar mais rápido e não que desbotariam. Bom saber que fiz o certo. Gostei da sua dica!!
    beijos
    Ana Sued
    http://www.ogostonaosediscute.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uns esmaltes que adoro e mudaram de cor, pelo menos meu burguesia continua o msm.
    Vc tirou as fotos na luz natural?
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sou muito desligada e acho que só ia perceber se acontecesse comigo algo bem drástico como aconteceu com o seu burguesinha.
    Ja tinha ouvido falar que guardar os thermos na geladeira faziam ele durar mais.
    Bem, essa explicação é química demais pra mim, uma reles desenvolvedora de sistemas, então, não tenho nem ideia de porque muda de cor e como prevenir Mas se suas 2 técnicas deram certo... segue assim que tá tudo ok. rs.
    Beijos
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  11. Na geladeira!!
    Caraca...tenho que comprar uma geladeira só pra guardar esmaltes então!...#doida


    Bjim ...

    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  12. #partiu tacar todos os meus Hits na geladeira ! Huahauhuahua.

    Vou pedir pra minha mãe deixar uma gaveta de legumes vazia só pros meus esmaltes... será que ela vai me dar um soco na boca, sim ou sim ? Mas não custa tentar né ? Gostei dessa ideia viu Evita.

    E, sobre os Burguesinha... só tenho uma coisa a dizer: Poota Que Pareeu !! Hhuauhauha.

    Bjoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  13. Adorei seus truques amiga...vou guardar meus esmaltinhos na geladeira tbm...
    Daqui a pouco em vez de gaveteiro vamos preferir comprar geladeira pra guardar nossos vidrinhos kkkk...

    ResponderExcluir
  14. Olá Eva,

    Sou química e trabalho com tintas a vários anos. Sem me aprofundar muito, posso dizer que existem pigmentos que apresentam baixa estabilidade à luz (desbotam), outros que apresentam baixa estabilidade ao calor, outros reagem com a acidez do meio (tinta) onde se encontram, outros reagem com o solvente da formulação e por aí vai. O fato de um pigmento não alterar a cor vai depender basicamente da sua classe química. Existe uma classe de pigmento chamada fanal (rosas e violetas) que apresentam uma tonalidade vibrante, muito forte e limpa. A cor é divina (como o Color Club: limpa e intensa) infelizmente é um pigmento que degrada muito rápido: em dois ou três meses a cor "morre" e fica literalmente acinzentada. Mesmo que você o mantenha guardado na caixinha e longe da claridade. Existem fornecedores que misturam estes pigmentos de baixa resistência com outros que resistem bem, mas que não dão tonalidades tão bonitas. Também não podemos nos esquecer dos corantes. Os corantes apresentam um excelente tingimento (resultam numa cor intensa e normalmente limpa) mas não resistem à claridade, desbotando muito facilmente. São como o teu Ellen Gold: a claridade (não precisa ser o sol direto) afeta os corantes fazendo com que eles desapareçam, o corante violeta degradou e você ficou somente com o pigmento rosa e o branco. Estou à disposição se precisar de uma explicação mais detalhada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que interessante...
      E o que vc sugere pra nós então, Sandra?
      Guardar na geladeira, ou só na caixinha fechadinha? Aiii não posso perder este outro Mrs. Robinson... amo muito esta cor! Help!!! rsrs

      Excluir
    2. Olá Eva

      Pra indicar com certeza o melhor método precisaríamos descobrir qual o pigmento que está presente neste esmalte. Não tenho esta cor específica, mas tenho o Disco Dress há três anos, guardado em uma caixinha, no escuro (dentro de uma caixa maior) e em local fresco (não está na geladeira, e sim em um armário), e está com a cor perfeita. Não sei se eles adotam o mesmo rótulo em todos os casos, mas o meu não identifica exatamente quais os pigmentos presentes, ele cita somente que "pode conter" e lista vários itens que vão de corantes (que desbotam) a pigmentos de maior estabilidade. Se você tiver um rótulo com a composição mais específica é só me avisar que eu pesquiso para você (meu email: sandra_garcia@brturbo.com.br).
      Como segurança você pode guardá-lo em uma caixinha individual bem fechada e colocá-la dentro de outra caixa maior, mantendo em um local mais fresco. Dependendo da região do Brasil em que você vive, acho que é uma boa idéia manter na geladeira ao menos durante os meses do verão.
      Por falar em verão, se você tem algum esmalte térmico, coloque-o em uma caixa fechada para evitar que ele pegue muita luz e guarda ele na geladeira. Térmicos degradam se ficarem expostos a temperaturas acima dos 32ºC por muito tempo. Bjs

      Excluir
    3. aiii meus térmicos!!! aqui onde eu moro sempre faz mais que 32°C... socorro rsrsrs
      Mas vou colocar na geladeira sim...
      Obrigada Sandra... qquer dúvida eu te grito rrs
      Kisses

      Excluir
  15. Olhei a foto comparativa do Burguesinha e a única coisa que pensei foi "A Eva está de brinks com a minha pessoa" hauhauhauhahua XD Bato palmas para você (eu teria matado meu Burguesinha num caso desses rs)


    :***

    Patty
    Cute Nails

    ResponderExcluir
  16. Eva eu li a respeito do quanto a luminosidade influencia na química do esmalte, inclusive uma marca indie americana fez vidrinhos pretos e protegeu com uma película também preta os vidrinhos, então acho que a luminosidade influencia sim...
    adorei o post
    bjos madame
    http://unhassemfrescuras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Aff, deu até desespero ver o teu Burguesinha!!! Vou lá ver o meu, mas aposto que está rosa também, viu? Mil vezes aff!
    Já pensou se resolvermos guardar todos os esmaltes que achamos que mudarão de cor na geladeira??? hehe Meu marido me mata! haha Mas um ou outro rola!
    Beijo,
    Van

    ResponderExcluir
  18. Tipo de coisa que também aconteceu com meu burguesinha mais ele não ficou rosa ...fiquei até assustada quando vi...mais o meu ficou azul marinho kkk;coitado do seu MRS Robinson;;;deu dó viu..mais boa dica...
    beijoo

    ResponderExcluir
  19. meu burguesinha ainda é roxo e não coloquei ele na geladeira :)
    achei as dicas super válidas^^

    amei o post, porque também sinto raiva quando o esmalte muda de cor -.-

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu não tenho nenhuma outra dica, afinal, meus esmaltes sempre mudam de cor :(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...